Montalegre sai da Idade Média



E por um dia. A iniciativa que irá ter lugar no próximo dia 4 está a ser preparada pelo Agrupamento de Escolas de Montalegre e do Baixo Barroso e pela Escola Profissional das Minas da Borralha.
Logo pela manhã, haverá um Cortejo Régio pelas ruas da vila, seguido de uma missa em latim, (que é bem precisa). Às 11h30, será aberta a feira medieval, onde haverá tascas (muntas e das boas), saltimbancos (coisa que não falta também na nossa era), malabaristas (há ainda mais), danças dos nobres (ou dos eleitos, como se lhes quises chamar), mas também actuações dos Gaiteiros de Pitões das Júnias (boa gente), ou uma demonstração do jogo do pau (há muito quem precise). À tarde, será feita uma representação de um juízo de heréticos (destes existem alguns) e malfeitores (às molhadas e andam todos disfarçados), a que se seguirá um torneio de armas (isso é que era desnecessário. O jogo do pau chegava-lhes bem). Depois um condenado será exposto em praça pública (Só um? E quem será esse condenado?). O encerramento está previsto paras as 17h00. (Por falar em encerramento, deviam era encerrar-se a muitas chaves alguns dos saltimbancos, malabaristas e malfeitores.)
Ando um bocado farto das coisas que se passam por cá e estava mortinho para chegar pelo menos à evolução da Idade Média.
Arranjam-me sempre uma boa razão para sonhar e para um regresso às lides do Tóc.
Ide pela sombra.
Tóc.Na.Tó!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dianho

Feira com gente e qualidade

JUDAS