A neve




Ora aí está o acontecimento do ano... A neve! Chegou a neve e todos devemos ficar contentes. Até podíamos arranjar maneira de fazer uma mini-sondagem sobre a importância da neve: qual a importância da neve para o concelho?
Muito importante; pouco importante; nada importante; importante assim-assim; apenas importante; ou vice-versa.
Agora é que o povo vem para a rua para dar uns tombos valentes, para estourar os costados na calçada.
Com neve todos somos crianças e achamos piada aos tombos uns dos outros. Ai de nós sem neve!
Um ano sem neve é o descalabro financeiro do concelho. Um ano sem neve é o descalabro total! Um ano sem neve não é ano em Montalegre nem nos arrabaldes! O gelo dos últimos tempos não é nada sem a bela da neve que faz de nós verdadeiros barrosões, que até andamos em cima do rio coberto de gelo (o gelo já lá estava, mas só é a sério com neve).
Como é bonito ver o povo ali nas margens ajeitadas do rio Cáv(g)ado (agora só Cávado porque tem gelo e não há lá mais nada) a apreciar de dentro do carro os arranjos e o outro povo a escorregar, a escorregar. Mas com neve isto fica munto mais bonito e até vêm aí as televisões e as rádios para mostrarem e falarem da neve. E a gente importante aparece na televisão e ouve-se na telefonia.
É que a neve é tão boa e importante que já se espera uma romaria durante estes dias. Temos é que ter algum cuidado porque essa gente leva-nos a neve toda! Botam aqueles bonecos em cima dos carros e mostram a neve até ao minhotos. E se todos se lembram disso, o home das batatas fica a ver tudo verde outra vez! Não é assim tantas vezes por ano que tem uma terrinha branca para cavar! Há que tomar medidas: tem que ficar alguém à saída a controlar: queres levar neve, pagas x! Qual é o tamanho do boneco? Mais x! E as botas têm ranhuras grandes? Ou espanas a neve ou é mais x! E por aí fora. É que em tempo de crise de neve é preciso preservar o que é nosso. Se depois quiserem cortar um pinheirito para o Natal e deixar um lixo espalhado por aí fora, não há problema! Pinheiros há muntos e nós limpamos! Que deixem é cá algum e a neve!
A neve é nossa! É o acontecimento do ano! Temos por isso que olhar para o que é nosso e dar-lhe o devido valor! Na Serra da Estrela fecharam as estradas! Para quê? Para não lhe levarem a neve! E eles têm mais do que nós! Bem, mas a nossa é mais valiosa porque é mais rara!
Devíamos também fechar as estradas! Melhor: devíamos fechar a estrada... Até parece que temos muntas que possam ser chamadas assim! E têm neve!
Toc.Na.Tó!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dianho

Feira com gente e qualidade

JUDAS